Aulão no cinema reúne alunos para debater sobre emoções

Tapete vermelho estendido para os nossos alunos passarem. Luz, foco e muita ação para eles. Foi assim que começou o sábado (17) para o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Todos, junto à nossa equipe pedagógica, reunidos numa sala de cinema para um aulão exclusivo.

O tema Emoções: Relações e reações a favor da qualidade de vida foi escolhido para trazer uma dinâmica diferente e descontraída para o conteúdo proposto pelos professores durante o evento, que passou pelo comprometimento dos alunos com o ritmo de estudos no Ensino Médio até a vida profissional. O roteiro começou com a fala e boas-vindas dos coordenadores Elba Lima, Marielle Stavola e Marcelo Jorge para recepcionar os alunos, além da exibição de um resumo do filme Red – Crescer é uma fera, que apresenta assuntos representativos do tema do aulão, como adolescência e controle das emoções.

Seguido por uma apresentação do nosso grupo de dança, cujo espetáculo foi acompanhado pelo combo mais característico do cinema (pipoca + refrigerante), os estudantes tiveram também aulas adaptadas ao tema nas disciplinas de química, física, biologia e português. O professor de química Alexandre Clementino, por exemplo, tratou sobre os diversos hormônios que afetam nossas emoções, como endorfina, serotonina e ocitocina.

A dinâmica foi encerrada com o nosso departamento de psicologia falando sobre esse momento de transição na vida dos alunos e com uma análise da relação entre o filme e o que os professores apresentaram dentro do tema do aulão.

A atividade faz parte do projeto Rumo ao Ensino Médio. Um momento único para a vida acadêmica de cada um e sempre muito importante para nós, que buscamos nos reinventar sempre para oferecer uma educação criativa aos nossos estudantes.